Periodontologia

As doenças periodontais são muito frequentes afetando a zona de suporte dos dentes. Atualmente estas doenças são uma das principais causas de perda de peças dentárias. Podem ser gengivites ou periodontites. Estas duas doenças têm em comum a acumulação de placa bacteriana que está presente sobre a superfície dentária. Esta placa bacteriana é responsável pelo início da inflamação gengival podendo levar à destruição do osso adjacente ao dente.

A Gengivite é uma doença que está limitada à superfície gengival, sendo os seus sinais e sintomas: sangramento e desconforto ao mastigar e escovar os dentes, tal como gengivas avermelhadas. Trata-se de uma patologia de tratamento fácil, requerendo alguns cuidados específicos para travar a sua evolução.

A Periodontite é caracterizada por uma destruição do osso de suporte dos dentes que pode originar mobilidade dentária e consequentemente originar a perda dentária. Trata-se de uma evolução da doença apresentando mau hálito persistente, dentes móveis ou a separarem-se (abrir espaços entre os dentes), sensação de dente alto, alteração no modo como os dentes encaixam ou mesmo pús junto dos dentes.